EXERCÍCIO DE COMPARAÇÃO V

5. Valorização do servidor

GESTÃO JATENE: Informa que entre os anos de 1994 e 2006 a remuneração média por servidor estadual cresceu 77%, passando de R$ 920,69 para R$ 1.630,96. Os servidores também tiveram amplos espaços para mostrar seus talentos e participar de atividades voltadas para as artes e o entretenimento, como o ServiFest, o ServiMúsica, o ServiFolia, o ServiCanto e o Natal dos Servidores. O esforço dos melhores da administração pública em cada órgão estadual também foi reconhecido com a criação do prêmio Servidor Nota 10.
ANÁLISE DO BLOG: A informação do Site é capciosa porque informa um aumento relativo a 12 anos, não deixando saber quanto foi a variação no Governo Jatene. Informação insuficiente para formação de opinião. Quanto às outras ações, não são suficientes para afirmar que o servidor é valorizado.
GOVERNO ANA JÚLIA: Divulga como conquistas obtidas pelos servidores públicos nos últimos três anos: a recuperação das perdas salariais acumuladas, a realização de concursos públicos, abertura de mesa permanente e democrática de negociação salarial, investimentos em qualificação profissional e auxílio alimentação para todos os servidores.
ANÁLISE DO BLOG: As informações são corretas, com exceção da qualificação profissional (vide avaliação da escola de Governo). Entretanto, nem todas são vistas pelos servidores como uma política de valorização, a exemplo da realização de concursos públicos. A mesa de negociação permanente terminou por ser um instrumento contra o Governo visto que gerou muitas expectativas, que não foram atendidas, gerando frustração.
AVALIAÇÃO: Apesar da falta de informações sobre a Gestão Jatene é possível afirmar que o Governo Ana Júlia preocupou-se mais em atender as reivindicações dos servidores, ponto importante para a valorização do servidor. Entretanto, ironicamente, não continuou a adotar a política do Pão e Circo, já que diminuiu consideravelmente os eventos culturais destinados especificamente aos servidores.
Sob o ponto de vista da questão salarial e de benefícios indiretos concedidos, PONTO PARA O GOVERNO ANA JÚLIA!

Comentários

Anônimo disse…
Ei, Olho de Lince, faça uma comparação em termos de transparência da gestão pública e também de simpatia, aí o cabloco é imbatível.
Anônimo disse…
Seu ohar anda turvo, pois o Governo de Ana foi marcada por greves Educação e Fisco, na saúde só não teve greve porque a Executiva estadual do SINDSAÚDE é do PT (Miriam do grupo do Paulo Rocha, Everaldo Martins, SILVIA COMARU - Secretária Estadual de Saúde e outros...), portanto comprada. Assim podemos concluir que foi preciso muita luta dos trabahadores para se conseguir alguma coisa, cabendo a eles o mérido e nâo ao governo que aí está.
Anônimo disse…
É natural, os movimentos sociais terem maior poder de mobilização, organização e pressão em um governo oriundo da esquerda.
Tá certo, que como o Edmilson na Prefeitura, chegou a usar a força, mas é fato que o movimetno sindical tem mais espaço para reivindicar.
Acho que é mais um ponto para o governo Ana Júlia.
Anônimo disse…
Só obteve alguma vantagem salarial no governo do Pt as categorias com grande poder de mobilização que pressionaram com greves. Os menores só perdas, perdemos tempo integral, passamos os Técnicos a receber salário mínimo na base, a Escola de Governo foi sucateada e entregue para um analfabeto, fomos perseguidos e humilhados com o aparelhamento do Estado com parentes, aspones e todo tipo de vagabundo incompetente em cargos de DASs. Quer mais? Então estude, passe noites acordado se preparando, passe em um concurso e fique esperando ser nomeado, enquanto o governo coloca temporários no seu lugar. Adeus Ana Júlia!
Olhodilince disse…
O comparativo, conforme explicitado, foi feito apenas com base nas declarações postadas pelo candidato Jatene, ou seja, em cima de dados bem superficiais. Concordo plenamente com as afirmações do Anônimo das 19.52,mas creio que nenhum dos dois candidatos(Ana Júlia e Jatene) valorizou o seridor público. Afinal, serviço público forte é uma barreira às práticas fisiológicas e à corrupção.

Postagens mais visitadas deste blog

Calote na Saúde Estadual?

Emendas parlamentares- é preciso abrir essa caixa preta!

Dinheiro fácil ...para alguns