As engrenagens estão funcionando a todo vapor



O MDB de Renan Calheiros, Sarney, Pezão, Sérgio Cabral, Jáder Barbalho e Hélder Barbalho não brinca em serviço. Eles são rápidos e arteiros quando estão no comando da máquina pública, até porque estão há tanto tempo no meio político que sabem como agir, se fortalecendo a cada  mudança, se adaptando e buscando formas de se manter no poder. Todos passam e eles ficam...

Isso fica evidente quando com menos de 01 ano de mandato o Governador Hélder Barbalho tirou o Portal da Transparência do ar, porque o Portal é sim um poderoso meio de acompanhamento  da aplicação do  dinheiro público. Por enquanto, ainda são feitas publicações dos atos administrativos no Diário Oficial do Estado, mas, com certeza, isso também ficará cada dia menos frequente, pois muitos jornalistas/blogueiros usam esse meio  para acompanhar a gestão pública.

Por trás dessa atitude está todo um processo de acomodação das novas forças econômicas que passarão ( passaram) a fazer parte do novo Governo. Isso se reflete nas novas contratações ( muitas por dispensa/inexigibilidade de licitação) e nos contratos antigos que lutam para continuar. Primeiro ano de novo governo é assim. Nos primeiros seis meses busca-se conhecer a máquina, tornar públicas  as irregularidades do governo anterior, depois começam as mudanças...

Nesse cenário, o Governo passa a contratar por dispensa de licitação, sempre com a desculpa furada de que se trata de uma situação de emergência. Cita-se, como exemplo, as publicações das dispensas de licitação feitas no Diário Oficial do Estado, no período de 01 a 11/12/2019. Em 10 dias já foi possível mapear de que forma essas novas forças econômicas estão surgindo, devidamente contratadas por dispensa de licitação de forma a não haver perigo de perder para a concorrência. Além disso, há também um outro bônus: A empresa contratada sem licitação, a qual muitas vezes nunca prestou serviço à Administração pública, passa a ter as portas de outros órgãos/entidades abertas em virtude de passar a ter um atestado de serviços prestados, condição exigível nas licitações.

Na tabela, a seguir, estão alguns desses contratos publicados entre 01 e 11 de dezembro/2019. Todos foram contratações diretas, ditas emergenciais, por 06 meses. Com certeza veremos muitos desses nomes nos próximos anos, especialmente os da área de engenharia, pois todo governo tem uma empresa dessa área dominando o mercado.

Órgão
Valor Contrato
Favorecido
Finalidade
IMETROPARÁ
368.312,64
Brisan Com. Serv. Combinados
Limpeza e Conservação
SEFA
414.102,00
C2A  Serv tecn Informática
Cópia e impressão
SETRAN
4.373.231,00
CONSTRUA  Engenharia Ltda
Recuperação estradas
SETRAN
75.356.556,00
CONSÓRCIO NOVO PARÁ
Recuperação estradas
DETRAN
1.658.307,00
PROJEL ENGENHARIA
Monitoramento tráfego
IOEPA
 220.512,00
F da C  F Alcântara
Organização eventos

Essa é só uma pequena amostra de como as estruturas vão se modificando, quando entra um novo governo.

Comentários

Diego disse…
Assim como o governador mandou auditar as obras do governo anterior, gostaria de fazer um apelo: Governador, mande a AGE Auditoria Geral do Estado auditar essas duas obras emergenciais na setran, da empresa Construa com a finalidade de recuperação de estradas no Marajó e da empresa Consórcio Novo Pará, para recuperar a PA 150. Mande os técnicos da Auditoria Geral do Estado verificar tudo que foi realmente feito nessas rodovias e tudo que foi medido e pago.

Postagens mais visitadas deste blog

Calote na Saúde Estadual?

Emendas parlamentares- é preciso abrir essa caixa preta!

Dinheiro fácil ...para alguns