Andando para trás?

Quanto mais leio sobre o tal Projeto Mondiar ( Telecurso da Rede Globo/Fundação Roberto Marinho)  mais penso que esse projeto, como implantado no Estado,  é um enorme retrocesso. Afinal, o aluno que se encontra defasado no estudo, relativamente a idade/série, sai da aprendizagem convencional, onde cada disciplina deve ser ministrada por um professor com formação específica, para um método onde passa a aprender por meio de vídeos, com o apoio de apenas 01 professor formado na metodologia Telessala.

Creio que seria um solução paliativa para atender localidades sem professores, tais como aquelas de difícil acesso, mas pelo que li esse projeto está sendo ofertado em todo o Estado, inclusive em Belém. Penso que seria um novo tipo de EJA ( Educação de Jovens e Adultos), só que substituindo o professor pela máquina!

Sobre esses tipo de professor que "auxilia" os alunos no Projeto Mondiar, reproduzo, a seguir, alguns tópicos do edital, que dizem muito a respeito desse tipo de aprendizado:

EDITAL DE SELEÇÃO INTERNA SIMPLIFICADO Nº 001/2015 SAEN/SEDUC PARA OCUPAR O ENCARGO DE PROFESSOR UNIDOCENTE E SUPERVISOR PEDAGÓGICO DO PROJETO MUNDIAR. 


O Governo do Estado do Pará através da SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO/SEDUC, inscrita no CNPJ n° 05054937/0001-63, com sede nesta cidade à Rodovia Augusto Montenegro km 10, s/nº, no uso de suas atribuições legais, torna pública a realização do Processo Seletivo Interno Simplificado para Especialista em Educação e professores do cargo AD4, ambos do quadro efetivo para ocupar o encargo de supervisor pedagógico e professor unidocente do Projeto de Redução da Distorção Idade/Ano, expedido pelo CEE, de acordo com a Resolução de nº 634, de 18 de novembro de 2013, que autoriza a sua implantação na Rede Estadual de Ensino. Este projeto cujo nome passou a ser denominado Mundiar, tem como propósito a aceleração da aprendizagem dos alunos em distorção idade-ano que encontram-se matriculados regularmente nos níveis fundamental (6º e 7º ano) e médio (1º ano).

1.1. PROCESSO DE SELEÇÃO INTERNO DE: 

1.1.1. Especialista em Educação para atuar dentro de uma jornada de 40 horas semanais ou 200 horas mensais para fortalecer o acompanhamento pedagógico na escola, promovendo o atendimento extensivo às turmas do Projeto Mundiar como supervisor/a do projeto em todos os níveis de ensino a que forem ofertadas. 

 1.1.2. Professores habilitados nas áreas de Educação (Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas e Ensino Religioso) para atuarem em regime de unidocência em todas as áreas de conhecimento, com uma jornada de 40 horas semanais ou 200 horas mensais 
dedicadas exclusivamente ao projeto,  sendo 150 horas em atividades mensais na sala de aula com os alunos e 50 horas destinadas às atividades pedagógicas (planejamento, registros, reuniões pedagógicas e acompanhamento com a equipe multidisciplinar). 


1.2. O/a professor/a em regime de unidocência atua como mediador entre os alunos e a Metodologia Telessala no nível de ensino escolhido. 1.3. Os/as professores/as selecionados/as participarão de formação continuada com a carga horária de 40 horas semanais a cada módulo do projeto, sendo três módulos no Ensino Fundamental e quatro módulos no Ensino Médio.  

Portanto, o aluno vai aprender com as informações dos vídeos e o professor, que terá formação em uma disciplina,   terá que ser virar e dar conta de todas aquelas contidas no currículo!!! Ele não ensinará, fará MEDIAÇÃO!!!

Mesmo um leigo percebe que essa metodologia não pode ser melhor para o aluno, já que ele não disporá de diversos professores formados nas disciplinas da grade curricular aptos para ensinar e esclarecer dúvidas. Ele terá que aprender com as aulas do vídeo e contar com um "mediador ( seja lá o for isso) para ajudá-lo nas dificuldades do aprendizado.

O estranho é o silêncio de todos que conhecem essa realidade.



Postagens mais visitadas deste blog

Calote na Saúde Estadual?

Emendas parlamentares- é preciso abrir essa caixa preta!

Dinheiro fácil ...para alguns