Os milhões que se vão II


No Governo Simão Jatene  é muito dinheiro saindo do ralo dos cofres públicos em nome de consultorias.  Estão espalhadas pelos órgãos públicos. As empresas chegam, sozinhas ou associadas a outras, tal qual foi relatado no caso do Consórcio Stratus do DETRAN/PA. ( https://olhodilince.blogspot.com.br/2017/10/os-tentaculos-do-polvo.html


Quando se trata de dinheiro oriundo de financiamento/empréstimo com recursos do BID ou BIRD é ainda mais fácil contratar as consultorias. Até porque Banco estrangeiro ama consultoria. Para tudo. Nos projetos sempre tem um bom montante destinado a consultorias ( sei lá porque!). O processo de seleção com recursos externos é mais simples do que os da lei de licitações, porém quase sempre é mais demorado porque é preciso o aval do Banco, mas embora possa demorar as pendências são sempre resolvidas. Quando há problemas, em razão da qualificação ou do contrato social, as empresas se unem logo num consórcio e tudo se resolve. Ninguém fica triste olhando de longe. Só o cidadão!


Na Secretaria de Educação não poderia ser diferente. Lá, com os recursos do BID, as consultorias estão pipocando. Começou com a VUNESP, contratada por um preço absurdo (60.000.000,00) para fazer o que o MEC faz de graça com a prova do IDEB.


Depois veio um consórcio formado pelas empresas Leme Engenharia ( que depois virou Tractebel Engenhering Ltda,  Herkenhoff  & Prates ( que depois se tornou Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento de Minas Gerais) e a Agenda Pública- Agência de Análise e Cooperação em Políticas Pública. O preço delas?  Depois de muito pesquisar localizei o contrato. Valor: 12.572.279,87. Prazo: 22 meses. Objeto: Serviço técnico especializado para gerenciamento do escritório de projetos na gestão do projeto da melhoria da qualidade e incremento da cobertura da educação básica no Estado do Pará. 

O que será que elas farão, efetivamente? O extrato do contrato não diz! Mas posso assegurar que lucrarão bastante pois como estão instaladas na sede da SEDUC, na Augusto Montenegro, não terão outras despesas a não ser pagar os consultores. Com mais de 500 mil por mês, tá bom demais!



Detalhe importante: Todas as três têm sede em Minas Gerais ( não por acaso, onde o governo é também do PSDB).


Os milhões se vão....e os resultados?... ficam?

Postagens mais visitadas deste blog

Calote na Saúde Estadual?

Emendas parlamentares- é preciso abrir essa caixa preta!

Dinheiro fácil ...para alguns