É preciso mudar

Olhando a execução orçamentária e financeira dos órgãos e entidades estaduais e vendo o quanto é fácil favorecer os amigos e enriquecer junto, penso que muitas vezes os casos escabrosos são denunciados nos jornais ( da facção contrária daqueles que estão no poder) e nos diversos blogs que se propõem a tentar mudar esse quadro, dentro os quais destaco o blog do barata http://novoblogdobarata.blogspot.com.br). Entretanto, com raras exceções,  nada acontece, nada muda. Muitas vezes sobra só o desgaste e a frustração para quem denunciou

Lembro como exceção o caso do Pregão Eletrônico 017/2015, realizado pela Secretaria Executiva de Educação (Seduc), para a contratação de um curso móvel de inglês, para 110 mil alunos das escolas públicas estaduais. Quem venceu o pregão foi a empresa BR7 Editora e Ensino Ltda. Um contrato  de quase 200 milhões de reais, que não foi levado adiante em razão da desistência do governo, possivelmente devido o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no Estado do Pará (SINTEPP/PA) ter ajuizado Ação Civil Pública para sustar a sangria. 

Entretanto, outros contratos tenebrosos seguem adiante. 

Assim, é fácil constatar que o controle social deve ir além de bradar nas redes sociais. No estágio atual em que se encontra o Poder Executivo e o Legislativo ( responsável por fiscalizar as contas públicas) somente apelando ao judiciário é possível mudar as coisas.

É preciso denunciar junto ao Ministério Público Estadual e Federal. Acompanhar o processo. Pedir providências. Dá trabalho, mas o pior é ficar inerte vendo, de um lado, o enriquecimento sem causa, os carrões importados, as lanchas, os edifícios de 300, 500, 700 m vendidos a toque de caixa. Na outra ponta, os pobres vivendo em condições sub-humanas, sem saneamento, sem emprego, sem educação de qualidade, sem saúde e segurança pública adequadas.

A sociedade precisa se unir em prol dessa causa. Não é um ato político no sentido estrito. É um ato de cidadania.

Postagens mais visitadas deste blog

Calote na Saúde Estadual?

Emendas parlamentares- é preciso abrir essa caixa preta!

Dinheiro fácil ...para alguns