O grito



Nada mais triste do que ler e ver as notícias sobre os deputados bandidos do Rio de Janeiro e de outros estados que ficam livres da prisão graças aos seus comparsas da Assembléia Legislativa. Tudo isso por que o STF ( especialmente a presidente, Ministra Carmem Lúcia)  votou a favor de que para prisão de parlamentar é necessária a autorização da Câmara/Senado ( e agora, por extensão,  das assembleias legislativas). Como a corrupção é sistêmica e é comandada pelos grandes partidos que estão no poder  e detém a maioria dos votos é claro que uns vão defender os outros e a impunidade vai imperar nesses locais. 


Ver o rumo que tomou nossa democracia é desestimulante. Saber que está cada vez mais difícil mudar esse quadro é desesperador . Infelizmente, hoje o cidadão está cada vez mais conectado ao mundo porém mais isolado. Os valores são cada vez mais individualistas: eu estou bem e só isso importa. 

Assim são educadas as crianças. Valores do capitalismo. Da sociedade do consumo. 

Na periferia, um outro poder tem cada vez mais força- As igrejas que se proliferam pelo subúrbio. Essas, se por um lado ajudam a manter os jovens afastados da criminalidade, por outro incutem na juventude valores que não os prepara para fazer a mudança que o Brasil precisa. Nas igrejas, o foco é aprender os valores morais necessários para a Vida Eterna ou o caminho para alcançar o sucesso neste mundo (aqui incluído votar em quem o Pastor mandar). Noções sobre cidadania e direitos sociais, sobre lutar por uma mudança na sociedade isso ninguém ensina. Querem cordeirinhos e não leões!


Nesse contexto o papel do professor é fundamental, mas ele está cada vez mais alijado desse processo, pois não tem voz e nem vez num Estado onde a política pública não os valoriza.

Outrora,  havia a esperança na associações de classe, nos sindicatos, mas esses quando chegaram ao poder perderam sua identidade e não conseguem representar os anseios da classe.

Restam as vozes isoladas, bradando no escuro, esperando que o vento sopre a favor e esse grito ecoe e se multiplique.

Postagens mais visitadas deste blog

Calote na Saúde Estadual?

Emendas parlamentares- é preciso abrir essa caixa preta!

Dinheiro fácil ...para alguns