Caos na Saúde em Belém III- Descaso ou incompetência ou os dois?



È   difícil não ficar impressionada  com a demora nas compras do Setor de Saúde da Prefeitura Municipal de Belém. Afinal, trata-se de compras de materiais que serão utilizados para atender demandas de saúde pública.  A análise de alguns pregões realizados pela Central de Compras da PMB( SEGEP) da atual gestão demonstra que não há nenhuma pressa para finalizar o processo de aquisição. São meses desde  o inicio do processo até a homologação do Pregão e a assinatura da Ata de Registro de Preços. Quanto tempo depois disso se dá a entrega dos medicamentos/equipamentos? Essa é a pergunta que só uma auditoria em loco poderia responder.

Vamos a um exemplo:

A PMB (SEGEP) realizou em 13/07/2022,  o Pregão 070/2022 para AQUISIÇÃO DE MATERIAL TÉCNICO HOSPITALAR CATEGORIA INTRAVENOSO, objetivando abastecer os estabelecimentos de Saúde da SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELÉM – SESMA/PMB. Seriam adquiridos agulhas, seringas, equipamentos para infusão, cateter, etc.

Nesse dia houve a fase de lances e de disputa. No dia 20/07/2022, as empresas que apresentaram os melhores preços foram chamadas para enviar anexos das propostas. Em 20/10/2022, finalmente houve a habilitação em grupo de propostas e a adjudicação dos vencedores (Quase 03 meses para analisar as propostas?!).

Depois disso, somente em 13/12/2022, o Pregão foi homologado ( ou seja, a partir daí a PMB estava legalmente apta para fazer Ata de Registro de Preços e contratar com os vencedores).

Passaram-se quase 03 meses e no dia 06/03/2023 finalmente as Atas de Registro de Preços foram assinadas e publicadas no Diário oficial. 

E o material, quando será entregue nas Unidades de Saúde?

Essa é a pergunta que não quer calar!

É muito triste verificar o descaso no processo de aquisição de bens indispensáveis no dia a dia das Unidades de Saúde. Por que tanta morosidade?  Oito (8) meses para concluir um Pregão !!!

O Conselho de Saúde precisa atuar junto com o Ministério Público Federal para mudar esse sistema perverso, pois imaginem quanto impacto negativo essa demora produz no atendimento da população.

Algo precisa ser feito com urgência para mudar esse quadro!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Calote na Saúde Estadual?

Emendas parlamentares- é preciso abrir essa caixa preta!

Dinheiro fácil ...para alguns