E os médicos estão chegando...


Pois é, finalmente os médicos de Cuba e de outros cantos do mundo estão chegando para atender a população dos lugares onde os médicos formados em nosso país não querem atuar, muitas vezes por falta de condições mínimas de trabalho, muitas vezes porque o curso de medicina é, de modo geral, um curso frequentado por jovens pertencentes às camadas mais favorecidas da sociedade, que não só desconhecem a condição de pobreza em que vivem milhões de brasileiros como também jamais cogitaram trabalhar nos rincões do Brasil.

Como convém numa sociedade capitalista como a nossa, o médico recém-formado no Brasil sai da faculdade depois de anos de estudo almejando sucesso profissional: ganhar um salário adequado a sua formação, ter um padrão de vida de bom para excelente, trabalhar em um hospital bem estruturado, ascender rapidamente. E no Brasil, onde as diferenças são tão flagrantes e absurdas, isso só terá possibilidade de acontecer no outro Brasil, o de Brasília para baixo. No Brasil do Norte e do Nordeste, as condições de trabalho são precárias e a qualidade de vida é ruim em razão da falta de investimento em saúde, educação e outros serviços básicos. Como sonhar com uma carreira espetacular nessas condições?  Como levar a família para viver em locais tão precários?  Por essas e por outras razões os médicos brasileiros se concentram nos grandes centros.

Esses mesmos médicos que não quiseram participar  do Programa Mais Médicos agora saem ás ruas bradando contra a vinda dos médicos estrangeiros. Não é a cara do Brasil? Lembram quando o Governo instituiu o Enem? Foi uma grita geral como agora. Parece que a lógica da população teoricamente mais esclarecida é sempre defender o seu “status quo”, não acham?

Felizmente o Ministério da Saúde está firme no seu posicionamento, demonstrando, como raras vezes vi, a disposição de finalmente buscar enfrentar o problema da falta de médicos nas regiões mais carentes. Como já disse antes ...Que venham os médicos...cubanos, africanos, portugueses...Nosso povo agradece!  

Postagens mais visitadas deste blog

Calote na Saúde Estadual?

Emendas parlamentares- é preciso abrir essa caixa preta!

Dinheiro fácil ...para alguns