Este é o Pará que se endivida!

Não é à toa que o mercado de produtos destinados à classe rica cresce a olhos vistos em Belém, afinal tem muito dinheiro alto rolando em nosso Estado. Muitos desses recursos têm origem em empréstimos feitos pelo Governo do Estado. Os empréstimos são gastos em poucos anos e a dívida se estende por no mínimo 15 anos. 

Na era Jatene, foram muitos os empréstimos e a dívida está aí. Vejam os dados retirados do Balanço Geral do Estado de 2022:



O atual Governo também está fazendo os seus empréstimos, não só junto aos bancos internacionais como também junto aos bancos nacionais. 

Dois empréstimos já estão em andamento e constam do Balanço Geral do Estado/2022:


O empréstimo junto a CAF tem como objetivo o Programa Munícipios Sustentáveis

O empréstimo junto a China tem como objetivo serviços de asfalto e pavimentação na área da BR-163.

Está em andamento. em 2023,  um empréstimo junto ao BID no valor de 100 milhões de dólares ( 500 milhões de reais) que tem como objetivo a implementação de políticas de educação ( mais um!)

Todos esses empréstimos já preveem no plano de trabalho a contratação de consultorias!

Além desses empréstimos junto a organismos internacionais o Governo Barbalho está, por meio da SEPLAD/SEFA, fazendo vários empréstimos junto aos bancos nacionais. Dois já foram celebrados, conforme retirado do site da SEPLAD:

COMUNICADO AO MERCADO SEPLAD/SEFA NO. 01/2023 Resultado Classificatório da Chamada Pública SEPLAD/SEFA nº05/2023 - Projeto “Asfalto Por Todo Pará-3ª Etapa” do Estado do Pará Tendo em vista as conclusões apresentadas em 22-05-2023 pelos membros da Comissão para Avaliação de Propostas de Financiamento na Ata de Resultado de Classificação das Propostas, referente à Chamada Pública nº 05/2023 publicada no Diário Oficial do Estado do Pará Nº 35.370 em 19- 04-2023, com vistas à análise da viabilidade de contratação de Operação de Crédito Interno pelo Estado do Pará, destinada ao Projeto “Asfalto Por Todo Pará-3ª Etapa”, no valor de R$ 800.000.000,00, as Secretarias de Estado de Planejamento e Administração e Secretaria de Estado da Fazenda declaram o resultado classificatório da citada Chamada Pública, conforme segue: Classificada: Banco Santander (Líder, sindicalizado com Itaú Unibanco).

COMUNICADO AO MERCADO SEPLAD/SEFA Nº 02/2023 Resultado Classificatório da Chamada Pública SEPLAD/SEFA nº 06/2023 - Projeto “Infraestrutura por Todo o Pará (1ª fase)” do Estado do Pará Tendo em vista as conclusões apresentadas em 22-05-2023 pelos membros da Comissão para Avaliação de Propostas de Financiamento na Ata de Resultado de Classificação das Propostas, referente à Chamada Pública SEPLAD/SEFA nº 06/2023 publicada no Diário Oficial do Estado do Pará, Nº 35.371, em 20-04-2023, com vistas à análise da viabilidade de contratação de Operação de Crédito Interno pelo Estado do Pará, destinada ao Projeto “Infraestrutura por Todo o Pará (1ª fase)”, no valor de R$ 922.000.000,00, as Secretarias de Estado de Planejamento e Administração e Secretaria de Estado da Fazenda declaram o resultado classificatório da citada Chamada Pública, conforme segue: 1º colocado: Banco Santander (Líder, sindicalizado com Itaú Unibanco) 2º colocado: Caixa Econômica Federal (CAIXA).

E assim, o Pará se endivida e o abismo entre as classes sociais aumenta: alguns políticos ficam cada vez mais ricos, bem como algumas empresas, especialmente as da área de consultoria, de terraplanagem e de obras e construções. Na outra ponta, a classe média luta para manter o pouco que conquistou e os pobres se contentam em se manter vivos com os parcos recursos a eles destinados nos programas ditos de distribuição de renda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Calote na Saúde Estadual?

Emendas parlamentares- é preciso abrir essa caixa preta!

Dinheiro fácil ...para alguns