O Brasil mergulhado nas trevas



O Portal da Transparência do Governo Federal mudou. E mudou para pior, muuito pior!

Vergonha para a Controladoria Geral da União (CGU), que apresentou em junho passado, com pompa e circunstância,  o novo Portal como se fosse uma grande ferramenta de controle social!  E ainda colocou  em seu site: "O Portal da Transparência, mantido pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), auxilia a boa e correta aplicação dos recursos federais. O objetivo é aumentar a transparência da gestão, permitindo que o cidadão acompanhe diariamente como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar."


Pura Mentira !Balela!

O antigo Portal, lançado em 2004, era simples e direto. Fácil de consultar. Qualquer leigo poderia entrar no portal e verificar os beneficiários dos recursos públicos de qualquer órgão federal. Bastava colocar o nome do Orgão contratante (ex: UFPA) e imediatamente já se conhecia o nome e o CNPJ( ou CPF) de todos aqueles que receberam dinheiro do órgão, seja por meio de contrato, convênio, repasse, salário, etc. Transparência total. 

Tanta transparência incomodou a turma do andar de cima, principalmente às vésperas das eleições.
Hoje essas informações estão lá, mas muito bem escondidas. O que se vê é uma quantidade enorme de informações que pouco dizem a respeito dos favorecidos do dinheiro público. Tem uma quantidade enorme de gráficos, de dados que não interessam a ninguém. Só servem para enganar os incautos, tentando passar uma mensagem de transparência totalmente enganosa. São dados parecidos com aqueles que os economistas da globo exibem quando falam em economês! . Uma vergonha!

Hoje, não há condições de se verificar quais empresas/pessoas receberam recursos de determinado órgão. A navegação no Portal é difícil e para consultar é preciso conhecer os termos ali expostos. E o mais impressionante é que nunca se consegue obter diretamente dados sobre quem recebeu o recurso. No máximo, depois de colocar um monte de informações, acessíveis apenas a quem tem um razoável conhecimento técnico, se obtém dados sobre quanto foi pago. Só que não aparece para quem!

Para verificar as empresas beneficiárias, o Portal apenas permite consulta por CNPJ ou por CPF. E mesmo assim é muito difícil porque o site não é de fácil consulta. Ou seja, é preciso já saber o que se está procurando para fazer consulta sobre qualquer empresa. Mesmo clicando no ícone "REFINE A BUSCA", nunca se obtém a relação de pagamentos de nenhum Órgão. Apenas informações esparsas que não dizem muita coisa!

O site foi reformulado para impedir que o cidadão fiscalizasse o correto uso dos recursos públicos. 

Ver o Brasil andando para trás em tantas coisas, ver o estado caótico da segurança pública, a corrupção instalada, tanto no nível público quanto no privado e agora esse ataque direto ao controle social é desanimador! E ninguém diz nada. Tudo parece normal e nosso país mergulha cada vez mais nas trevas.


Comentários

Fabricio disse…
Olá, bom dia! Parabéns pela iniciativa! Excelente! Como faço para entrar em contato com você e conversar sobre outras iniciativas na área de transparência pública, controle social?
Olhodilince disse…
E mail para contato: plantaodacidadania@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Calote na Saúde Estadual?

Emendas parlamentares- é preciso abrir essa caixa preta!

Dinheiro fácil ...para alguns