A farra das emendas parlamentares

Sigo alertando sobre a falta de transparência e de controle das emendas parlamentares estaduais. A situação está totalmente desandada e sem freios. O dinheiro jorra para algumas associações privadas, através de algumas Secretarias, sem que ninguém faça nada para ver o que efetivamente é feito com esse recurso que sai do orçamento estadual. 

Teoricamente, as emendas seriam destinadas a apoiar projetos da área social, cultura, saúde, etc. Projetos de interesse público. O uso de tais recursos deveria ser muito transparente porque, na verdade,  servem para adubar o curral eleitoral de suas excelências, os deputados. Além disso, é preciso ficar claro que esses recursos são efetivamente usados para o bem comum.

A falta de transparência é tamanha que não se sabe nem o nome de quem destinou os recursos às associações privadas. É muito dinheiro correndo para bolsos certos. Vejam na Secretaria Estadual de Esporte e Lazer: Até 30 de outubro deste ano já foram destinados R$ 16.838.000,00 para determinadas associações, sendo que algumas delas foram criadas recentemente. Como foram escolhidas se estão há pouco tempo nesse trabalho?

A seguir, estão listadas as Associações que em 2021, receberam recursos, via SEEL, oriundos de emenda parlamentar, num valor acima de Hum milhão de reais:

Como é possível verificar, 07 associações levaram aproximadamente 70% dos recursos, sendo que duas dessas associações ( Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Gestão e WJ Produções Artísticas têm o mesmo presidente e o Instituto de Desenvolvimento e Gestão foi criado em outubro de 2019).

São recursos dados a título de contribuição, sem licitação, sem disputa, à escolha do (a) Parlamentar, por isso mais do que tudo é preciso haver transparência sobre a destinação e o uso desse dinheiro, que tem origem nos impostos pagos pela população.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Calote na Saúde Estadual?

Emendas parlamentares- é preciso abrir essa caixa preta!

Dinheiro fácil ...para alguns