Caravana PROPAZ- Caminhos do assistencialismo e do populismo.

No site do Governo do Estado, todos os dias são anunciados com estardalhaço os feitos da chamada “Caravana Oftalmológica PROPAZ", que leva consultas, exames e cirurgias oftalmológicas de graça para a população.  Essa tal Caravana se desmembrou de outra, a Caravana PROPAZ, que segundo a propaganda do Governo, percorre o interior do Estado “levando ações de cidadania”. Na verdade trata-se da emissão de carteiras de identidade, registro civil e outros atendimentos na área jurídica que são desenvolvidos em dias pré-agendados nas cidades (de 01 a 03 dias, dependendo da população). O Governo também inventou o  “Presença Viva”, outro desmembramento do tal PROPAZ, que leva atendimento médico ao interior do Estado. Existe também o PROPAZ educação , PROPAZ integrado e por aí vai.

Segundo o site oficial do Governo do Estado, o PROPAZ  é um Programa criado em 2004, no primeiro mandato do Governador Simão Jatene, “com o objetivo de articular, fomentar e alinhar políticas públicas voltadas para a infância, adolescência, juventude e pessoas em situação de vulnerabilidade social, visando a garantia dos direitos, o combate e a prevenção da violência e a disseminação da cultura de paz”. 

É fácil ver que o que essas Caravanas disponibilizam são serviços públicos que deveriam estar rotineiramente à disposição do Cidadão, caso o Governo do Estado do Pará e os Prefeitos Municipais cumprissem com a sua obrigação.  Por isso, na verdade, essas Caravanas são o testemunho vivo da inoperância do Estado na implementação das políticas públicas sociais e de saúde.
 
Aproveitando-se da carência do povo, essas caravanas disso e daquilo são um palco montado para induzir a população a se sentir assistida, invertendo a lógica da coisa. Trata-se de uma ação assistencialista, concebida por profissionais da área de marketing, com o objetivo de disseminar no imaginário da população carente de serviços públicos a ideia equivocada de que o Governo do Estado está ali, cuidando do povo: Ou seja, é uma mistura de assistencialismo com populismo!

Segundo os cientistas, populismo é o termo utilizado para designar um conjunto de práticas políticas que consiste no estabelecimento de uma relação direta entre as massas e o líder carismático, sem a intermediação de partidos políticos. Visa a obtenção de apoio popular.  Nesse sentido as Caravanas do PROPAZ "falam" diretamente com o povo, levando a ideia do Pai ( representado pela filha, Coordenadora do Programa) que cuida dos filhos, carentes de cuidado.

O programa PROPAZ não é Programa de Governo, é marca de Governo.  É propaganda de massa. Coisa de marqueteiro. Afinal, não são eles que, em última instância, sopram no ouvidos dos Governantes de que forma devem governar?

Postagens mais visitadas deste blog

Calote na Saúde Estadual?

Emendas parlamentares- é preciso abrir essa caixa preta!

Dinheiro fácil ...para alguns