Uma lince escaldada!


O Governo Ana Júlia se finda deforma melancólica e não cabe aqui neste blog fazer uma análise política de seu Governo. O que podemos dizer de sua Gestão é que, muitas vezes e em muitos locais, os princípios fundamentais da Administração Pública foram esquecidos. Mas, essa não foi uma característica apenas do Governo Petista, pois o Governo Jatene também foi marcado por denúncias de corrupção, especialmente na Secretaria de Saúde e na Secretaria de Segurança Pública. Isso sem contar com o contrato escandaloso celebrado entre a FUNTELPA e o Grupo Liberal, permitindo o uso das torres da TV Cultura para retransmitir a programação da Liberal para o interior do Estado. Por esse contrato, a TV Liberal não só usava o equipamento como também recebia um valor mensal por isso.
Portanto, não há passado sem mácula nessa história!
Na minha percepção, independentemente de quem ascender ao Poder, a política no Brasil está contaminada pela idéia de que não há possibilidade de se agir dentro da  ética na Administração Pública ou pela idéia de que “os fins justificam os meios”.
Cada Governo que começa já vem sabendo que é preciso conciliar interesses políticos  em nome da Governabilidade, que é preciso fazer a máquina funcionar adequadamente em nome da Governança. Esse é um fenômeno  normal dentro do  sistema democrático, o problema é que nessas relações não prevalece o direito da maioria a condições dignas de moradia, saúde, educação e segurança e  sim o direito de uns poucos que querem acumular o máximo de dinheiro possível no menor espaço de tempo. Essa não é a lógica do capitalismo?
Há que se ter muito jogo de cintura, um projeto político consistente e bem definido e, principalmente, pessoas competentes e sérias nos lugares certos para quebrar essa lógica que vem desde os tempos do Brasil Colônia.
A experiência conta muito nesse jogo. Uma das regras é não repetir os erros da Gestão anterior!
O Pará precisa de dirigentes sérios, que priorizem os projetos que tragam, no curto espaço de quatro anos, melhoria para nossa gente. O Pará precisa disso. Vejam esse exemplo: Hoje, no jornal O Liberal, está estampada a seguinte manchete:  Pará tem a quinta pior qualidade de vida do Brasil”. O estudo , que avalia a qualidade da saúde, educação , geração de emprego, dentre outros índices, abrange o período de 2000 a 2007, portanto a gestão Jatene de 2003/2006 está aí incluída.
Por essas e por outras, esta Lince está como o seu parente distante, o gato...Escaldada!
Que venha a Agenda mínima!

Comentários

Anônimo disse…
OS TUCANOS Q SE CUIDEM PQ O POVO ESTA VIGIANDO O GESTOR E N PERDOA SAO 4 ANOS DE AVALIAÇÃO DIARIA A ANA DEVERIA TER LHE OUVIDO QUANDO VC QUIZ CONVERSAR MAS BLINDARAM E ELA N SABIA DE TUDO QUE SE PASSAVA, MAS VALEU OLHO DE LINCE VC É DEMAIS, RESPEITADA, ETICA.
Anônimo disse…
Oi!
Passei por aqui e concordo com vc. Você já deu e continua a dar sua contribuição por um governo ético. Admiro vc demais da conta. Beijinhos

Postagens mais visitadas deste blog

Calote na Saúde Estadual?

Emendas parlamentares- é preciso abrir essa caixa preta!

Dinheiro fácil ...para alguns