Luta inglória



"O controle social é a participação da sociedade na administração pública, com objetivo de acompanhar e fiscalizar as ações de Governo, a fim de solucionar os problemas e assegurar a manutenção dos serviços de atendimento ao cidadão. O desenvolvimento do controle social é uma das diretrizes da Lei de Acesso à Informação.

Assim como é fundamental o desenvolvimento da cultura da transparência dentro da Administração Pública, também é necessário que a sociedade tome conhecimento do seu direito de acesso à informação, e saiba como usá-lo para acompanhar as ações governamentais.

Utilizando as informações públicas de maneira eficiente, o cidadão amplia suas possibilidades de participar do debate público e da gestão do Estado. Entre outras coisas, o cidadão pode verificar onde e como está sendo aplicado o dinheiro dos seus impostos, podendo ajudar a decidir os gastos futuros, colaborando com o orçamento participativo, e até detectando má aplicação e desvios.

Na prática, isso significa o fortalecimento do controle social que também é uma importante ferramenta para o combate à corrupção e à má gestão."

(fonte: https://acessoinformação.es.gov.br)

Controle social na prática, : Risco de responder processo judicial, risco de morte. Nenhuma mudança.

O pacto da elite brasileira e, especificamente, da elite paraense é cada dia mais forte e firme. Nada abala as estruturas do poder. Todos estão unidos no mesmo ideal de prosperidade para si e para seus descendentes. Apenas isso justifica o fato de que, apesar de tudo que é possível verificar nos portais da internet e nas pesquisas do Google, (como indicio, ou trilha de auditoria), nada acontece com aqueles que se locupletam com os recursos público, em todas as esferas de nossa República.

São muitas instâncias de controle ( Controle Interno, Tribunais de Contas, Policia Federal, Poder Judiciário, Poder Legislativo, Ministério público); são muitos servidores muito qualificados e bem remunerados; são muitas denúncias...e nada muda!

Os órgãos de Controle preferem dar palestras, fazer cartilhas, concursos de desenho sobre ética ao invés de usar todo o seu efetivo para combater de frente a corrupção.

Na teoria, o Controle da gestão no Brasil vai muito bem, existe até mesmo cooperação entre os diversos órgãos de controle ( Rede de Controle); fala-se em "Accounbtability", "Complicance", "Gestão da integridade"; na prática, ninguém sabe o que é isso e nem o que é feito com o recurso público, pois a transparência se resume a números em um portal, que poucos têm condição de entender; na prática, o governo do Pará gastou 60 milhões com uma consultoria para fazer provas com a mesma finalidade do IDEB, o que em nada melhorou os pífios índices do Estado na educação; na prática, alguns deputados usam órgãos públicos como escoadouro de recursos oriundos de emenda parlamentar, destinando milhões de reais para algumas ONGs especificas, sem que ninguém vá lá verificar o que foi feito com esse recurso; na prática, os milhões de reais destinados à cultura vão para alguns bolsos certos; na prática, temos um BRT que engole dinheiro há mais de 10 anos, não funciona e todos acham normal; na prática, temos orçamento secreto, gastos secretos com cartão corporativo...e por aí vai...

Fazer controle social neste país é pura perda de tempo e um exercício de teimosia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Calote na Saúde Estadual?

Emendas parlamentares- é preciso abrir essa caixa preta!

Dinheiro fácil ...para alguns