Quem pode com a Hydro?



Enquanto o povo acredita que a Hydro vai sofrer alguma sanção pelos danos ambientais em Barcarena, o Governo do Estado segue, em passo acelerado, com o processo burocrático para a instalação de uma usina termelétrica, a base de gás natural, que tem apenas um objetivo: atender o pleito da Hydro , com vistas a diminuir o custo de produção do aluminio( hoje, 50% do custo é com energia elétrica) e aumentar o lucro da empresa norueguesa.

A Hydro manda tanto aqui no Estado que tudo foi feito para atender o pleito da empresa: o Governo do Estado, por meio do senador Flexa Ribeiro, trabalhou no sentido de incluir nosso Estado no leilão nacional para captação de novas fontes de energia, que aconteceu em janeiro de 2016. A Portaria Nº 382/2015 do MME (Ministério de Minas e Energia), divulgada em agosto de 2015, estabelecia como diretriz para o Leilão A-5 que os projetos de térmicas à gás deveriam comprovar disponibilidade do combustível pelo período de vinte anos. Dessa forma, o leilão vedava a participação de empreendimentos no Norte e Nordeste que dependessem de novos terminais de regaseificação ou da ampliação dos terminais existentes. Após ser convencido da viabilidade técnica e econômica do Estado do Pará para a exploração de gás natural, o ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, voltou atrás de sua decisão e permitiu a instalação de empreendimentos em território paraense, mesmo sem ter ainda disponibilidade do combustível.

http://agenciapara.com.br/Noticia/119463/grupo-apresenta-estudo-para-implantacao-de-usina-termeletrica-no-para

A Hydro apresentou em 2017 uma carta de intenções para o Governo do Estado assegurando que estava em tratativas com a Shell Brasil Petróleo S.A com vistas a assegurar o fornecimento do gás natural.

http://www.valor.com.br/empresas/4833908/norsk-hydro-fecha-acordo-com-shell-e-para-para-uso-de-gas-natural

Embora tudo tenha como objetivo diminuir o custo de produção da Hydro, o Governo do Estado vende a ideia de que está trabalhando para o desenvolvimento do Pará e que essa termelétrica tará nova cadeia produtiva para o Estado!

São mais de 20 anos de um Governo voltado para atender as necessidades de uma minoria de empresas que aqui se instalam com o único objetivo de explorar nossas riquezas a baixo custo e sem pagar impostos. Essa política de governo não trouxe melhorias para nossa população, que vive, em sua grande maioria, em condições precárias de vida, sem saúde, educação de qualidade e sem segurança. Apenas uma minoria de privilegiados ( a tal elite!) tem benefícios com essa maneira de governar. 

O pior é que, considerando o aparelhamento da máquina pública , a mudança é um sonho cada dia mais distante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Calote na Saúde Estadual?

Emendas parlamentares- é preciso abrir essa caixa preta!

Dinheiro fácil ...para alguns